O TESTE DO PEZINHO deve ser realizado nos primeiros dias após o nascimento do bebê e inicio da amamentação, a fim de selecionar as crianças suspeitas de serem portadoras de alguma doença, para que então se iniciem a investigação diagnóstica e a conduta adequada o mais precocemente possível.
O Teste do Pezinho permite a triagem de diversas doenças congênitas ou infecciosas.
Testes mais recentes possibilitaram a detecção de um maior número de doenças. Existem diferentes tipos de testes, com a inclusão de um número maior ou menor de doenças, o que permite que o pediatra possa solicitar a investigação de mais de 45 doenças e cabe a ele selecionar as que são de interesse.
O IFI mantém convênio com o Laboratório CTN, de referência em triagem neonatal, reconhecido pela qualidade dos serviços e pelos resultados seguros e confiáveis. Apresentando a solicitação do pediatra, o IFI se encarrega da coleta do exame, bem como da entrega do mesmo ao laboratório e do resultado do teste ao seu cliente. O teste pode ser incluído nos planos de vacinação e pode ser feito em domicílio.
Estes são os exames disponíveis: Básico, Ampliado, Plus, Master, Expandido e Completo.
Outros exames complementares confirmarão se a criança com um resultado anormal possui ou não determinada doença, pois muitas crianças com um resultado de triagem anormal não são doentes uma vez que podem ocorrer resultados falso-positivos ou falso-negativos, como em qualquer teste de laboratório. Somente com o acompanhamento pelo pediatra podemos avaliar a saúde do bebê, aliando resultados de exames à observação clínica.