1 - O que é Hepatite?
É uma doença inflamatória do fígado, que pode ser causada por vários agentes, como medicamentos, álcool ou vírus, que prejudicam seu funcionamento, gerando sérias conseqüências.
2 - Quais são os tipos de HEPATITES VIRAIS?
Existem vários tipos de vírus que causam hepatite, sendo os mais comuns os vírus das hepatites A, B e C.
3 - Como se transmitem as hepatites A e B?
A forma mais comum de transmissão do vírus da Hepatite A é pela via oro-fecal, através do contato com pessoas infectadas e também pela ingestão de água e alimentos contaminados. A disseminação do vírus é favorecida pela falta de higiene pessoal e pela superpopulação, e deve-se, principalmente, água, leite ou mariscos contaminados. Como é muito freqüente não existirem sintomas, principalmente em crianças, ou estes serem muito brandos e inespecíficos, a transmissã pode ocorrer facilmente, sem que se saiba. É possível haver contaminação através de atividades sexuais que envolvam contato fecal-oral.
Já no caso da hepatite B, o contágio se dá, principalmente, através de contato com sangue contaminado e prática de sexo sem proteção com pessoas portadoras do vírus da hepatite B. Na fase inicial da infecção, não existem sintomas evidentes. Sendo assim, o vírus da Hepatite B passa facilmente de uma pessoa para outra através do contato com sangue e outros líquidos corporais, como a saliva, por exemplo. A Hepatite B se transmite sexualmente com muita facilidade, sendo a maior incidência desses casos na faixa etária de 18 a 39 anos, período de maior atividade sexual.
4 - O Brasil é considerado região de risco para hepatites A e B?
Sim. A Hepatite A é a principal causa de Hepatite fulminante em nosso país e, assim como a Hepatite B, ocorre em todo o território brasileiro.
5- Qual seria a melhor forma de se evitar as hepatites A e B?
Além das precauções pessoais em relação a hábitos de higiene e cuidados com sangue e secreções, a forma mais eficaz, segura e duradoura é através da vacinação. Atualmente existem as vacinas contra a Hepatite a e a Hepatite B e uma vacina combinada que protege, ao mesmo tempo, contra estes dois tipos de doença.
6- Existe tratamento para as HEPATITES VIRAIS?
Não existe tratamento específico para nenhuma delas. Por isso, a prevenção é a melhor alternativa, seja através de cuidados de higiene, uso de camisinhas, precauções com materiais biológicos e secreções, seja através da vacinação.