• Perguntas e Respostas H1N1

O que é gripe suína? 
Gripe suína é uma doença respiratória causada por vírus influenza tipo A chamado H1N1, de uma variedade que tipicamente afeta porcos e não humanos. 

Em suínos, o vírus causa elevados níveis de doença (é muito infeccioso), mas baixas taxas de mortalidade. O vírus pode circular entre suínos durante todo o ano, mas a maioria dos surtos ocorre durante o outono e inverno (semelhante aos surtos em humanos). O vírus da gripe suína clássica (uma gripe de tipo A do vírus H1N1) foi primeiramente isolado de um porco, em 1930.

Mas o vírus sofreu mutações com misturas entre vírus que atacam suínos, aves e humanos, tornando-o capaz de afetar os humanos e de ser transmitido de pessoa para pessoa. O vírus H1N1 suíno e uma variedade do H1N1 humano que causa epidemias entre nós. 

O vírus da gripe H1N1 suína é igual ao vírus H1N1 humano?
Não. O vírus da gripe H1N1 suína são antigenicamente muito diferente do vírus H1N1 humano e, portanto, vacinas para a gripe sazonal humana não fornecem proteção contra vírus da gripe H1N1 suína. 

Quando começaram a aparecer casos de infecções humanas de gripe suína?
No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

No final de março e início de abril de 2009, os casos de infecção humana com o vírus suíno influenza A (H1N1) foram reportados pela primeira vez no sul da Califórnia no Texas. Outros estados americanos começaram a relatar, mas nenhum destes casos recentes nos Estados Unidos foi fatal. 

O surto atual deve-se a um novo tipo de gripe suína?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco. Os suínos podem ser infectados pelos vírus da gripe suína, aviária e humana. Quando os vírus influenza de diferentes espécies infectam suínos, estes vírus pode se recombinar (ou seja, trocar genes) e os novos vírus que surgem são uma mistura de suínos, humanos e / ou vírus da gripe aviária. Esses novos vírus híbridos podem ser tão virulentos como o da gripe aviária e tão transmissíveis como a gripe humana.  

Quantos vírus da gripe suína existem?
Ao longo dos anos, diferentes variações do vírus da gripe suína têm surgido. Quatro principais subtipos do vírus influenza tipo A já foram isolados em suínos: H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1. No entanto, o vírus H1N1 são os que têm sido isolados mais recentemente. 

Quais são os sinais e sintomas de gripe suína nas pessoas?
Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos sintomas da gripe humana sazonal e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas têm relatado diarréia e vômitos associados com a gripe suína. Como a gripe sazonal, a gripe suína pode provocar um agravamento das condições médicas subjacentes ou crônicas. 

Como a gripe suína se dissemina?
Acredita-se que a propagação do vírus suíno influenza A (H1N1) ocorra da mesma forma que a gripe sazonal humana. Nos casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos; mas no atual surto a transmissão vem se dando principalmente de pessoa para pessoa através da tosse ou espirro de pessoas contaminadas, e também ao contato com objetos que estejam contaminados pelo vírus e, em seguida, levando as mãos à boca, olhos ou nariz. 

Qual é o período de transmissão?
Pessoas infectadas podem ser capazes de infectar outras pessoas 1 dia antes desenvolver sintomas e até 7 dias ou mais depois de ficar doente. Isso significa que a pessoa pode ser capaz de transmitir a gripe a alguém antes de saber que está doente 

O que devo fazer prevenir a gripe?
Primeiro e mais importante: lavar as mãos. Tentar manter vida saudável, como dormir adequadamente, fazer exercícios físicos, beber líquidos em abundância, e comer alimentos nutritivos. Tente não tocar superfícies que possam estar contaminadas com o vírus da gripe. Evite um contato estreito com as pessoas que estão doentes.  

Como diagnosticar gripe suína em humanos?
Para diagnosticar uma infecção por influenza suína, considera-se o quadro clínico e histórico de contato e, em caso de suspeita, deve-se coletar secreção respiratória do paciente nos primeiros 4 a 5 dias de doença (quando uma pessoa infectada mais provavelmente está disseminando o vírus). No entanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem eliminar vírus durante 10 dias ou mais. A identificação do tipo de vírus exige testes laboratoriais específicos. 

Existem medicamentos para tratar a gripe suína?
Sim. O CDC e a OMS recomendam a utilização de antivirais (oseltamivir e zanamivir) para o tratamento da infecção por estes vírus influenza suína. Estes antivirais foram desenvolvidos na luta contra o vírus da gripe aviária, tornando a doença mais branda, diminuindo o risco de complicações e com evolução mais rápida. Estes medicamentos antivirais funcionam melhor se o tratamento for precoce, logo após o início do quadro clínico (até 2 dias de sintomas). Estes medicamentos só devem ser tomados com indicação médica.

Quanto tempo uma pessoa infectada pode espalhar gripe suína para outros?
As pessoas com a infecção pelo vírus influenza suína devem ser consideradas potencialmente contagiosas desde o início dos sintomas até 7 dias após o aparecimento dos sintomas. As crianças especialmente podem ser potencialmente transmissoras durante períodos mais longos (por 10 dias ou mais do início do quadro). 

Que superfícies são mais susceptíveis de serem fontes de contaminação?
Germes podem ser disseminados quando uma pessoa toca algo que está contaminado e, em seguida, tocar os seus olhos, nariz ou boca. Gotículas de tosse ou espirro contaminadas podem mover-se através do ar. Assim, qualquer superfície suscetível a contatos com estas gotículas são um risco: maçanetas, mesas, copos, talheres, etc 

Quanto tempo pode o vírus viver fora do corpo humano?

Sabemos que alguns vírus e bactérias podem viver por 2 horas ou mais em superfícies comuns. Por isso, a frequente lavagem das mãos irá ajudar a reduzir as chances de contaminação a partir destas superfícies. 

O que mais posso fazer para me proteger? Já existe vacina?
Já 
existe vacina disponível agora para proteção contra a gripe suína.
A rede pública de vacinação está disponibilizando gratuitamente a vacina contra o H1N1 para os grupos de risco. A vacinação da população começou em 08 de março de 2010.

Existem outras ações cotidianas que podem ajudar a prevenir a propagação do vírus:

  • Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Jogue o lenço no lixo depois de usá-lo. Em seguida, lave as mãos. Aja desta forma sempre que tossir ou espirrar.

  • Lave as mãos freqüentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar. Solução a base de álcool são igualmente eficazes.

  • Evite tocar os olhos, nariz ou boca.

  • Tente evitar o contacto próximo com pessoas doentes.

  • Se você ficar doente com sintomas gripais, a OMS e o CDC recomendam limitar o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível. Não ir ao trabalho ou escola, se estiver se sentindo muito mal.

É possível pegar gripe suína ao comer ou preparar carne de porco?
Não. Os vírus influenza suínos não são transmitidos pelos alimentos. Assim, não se contrai gripe suína ao comer carne de porco ou produtos feitos com carne de porcos adequadamente manuseados ou cozidos.

Os turistas com viagens marcadas para áreas onde a doença está ocorrendo devem ficar preocupados?
A OMS não recomenda alterar planos de viagens e não vê necessidade de fechar as fronteiras.